fbpx

Blog

Mercado Livre de Energia  abordado e explicado pelos maiores especialistas do setor. Esse espaço é dedicado a desmistificar o tema para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Conhecimento é energia e move tudo! 

DESTAQUE-BLOG-1

Entenda como o baixo índice de chuvas neste verão pode afetar sua conta de luz

A relação entre as chuvas e o abastecimento das represas pode parecer muito simples. Contudo, você sabe como isso impacta a sua conta de luz?

Ocorre da seguinte forma: no caso do Brasil, as hidrelétricas são a principal fonte de produção de energia. Portanto, como dependem do volume de água disponível, em períodos de chuva, a produção de energia nas hidrelétricas aumenta. 

O contrário também acontece, e em períodos de poucas chuvas, há uma redução na produção de energia elétrica.

 

Níveis críticos no estado 

A recente falta de chuvas impactou severamente os reservatórios de todo o Brasil. Para se ter uma ideia, um terço dos reservatórios monitorados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está com menos de 20% da capacidade total

Ainda, a situação mais grave, segundo dados do ONS, é no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável pela geração de cerca de 70% da energia consumida no Brasil. 

Essa situação levou o governo a pedir à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no início de dezembro do ano passado, que retomasse a cobrança das bandeiras tarifárias

Com isso, as contas de energia tendem a subir porque, para suprir a demanda, entram em operação as usinas termelétricas. Essas, por sua vez, demandam mais investimentos para produzir energia.

 

Medidas para economizar 

Apesar do nível de alguns reservatórios que abastecem o estado de São Paulo ter voltado a subir com as chuvas registradas em dezembro e no começo de janeiro, o consumo consciente é sempre o indicado. 

Sendo assim, para garantir a economia de água e controle das contas de energia, o governo federal lançou a campanha “Água e energia: Evite o desperdício para não faltar depois”. 

Ademais, outras dicas para economizar água e, consequentemente energia, são: 

  1. Tomar banhos rápidos;
  2. Fechar a torneira quando não estiver usando;
  3. Ficar de olho em vazamento;
  4. Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED;
  5. Não esquecer de apagar a luz quando sair de um ambiente.

 

Como a Witzler Energia pode me ajudar?

Nossa Consultoria em Energia, possui uma equipe de engenheiros capacitados com experiência no setor elétrico prontos para analisar demandas e apresentar soluções inovadoras que maximizem o resultado financeiro de suas empresa.

Migre agora para o Mercado Livre de Energia com a Witzler. Clique no botão abaixo e fale conosco.

Energia barata, limpa e segura é Witzler.

Posts Recentes

Categorias

Redes Sociais